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Como abrir um mercadinho?

Para você que está busca de empreender e tem o capital certo, saiba que mercadinhos apresentam
um bom retorno em bairros familiares e mais afastados do centro da cidade. Pode ser uma opção
viável para você.
Mas. saiba que há alguns passos e processos que são fundamentais para tirar seu negócio do papel.
ainda mais no Brasil onde o empreendedor necessita lidar com uma série de burocracias
Por isso. separamos algumas dicas de como abrir este pequeno negócio. a burocracia que precisará
ser enfrentada, os itens e materiais que você precisará para abrir suas portas.

Escolhendo a localização do seu Mercadinho

O primeiro passo antes de dar inicio a toda a papelada de abertura do seu mercadinho, é escolher uma
boa localização em seu bairro.
Antes de escolher o local. seja para alugar ou comprar. observe se ele oferece segurança para ficar
aberto durante a semana, e aos finais de semana até o meio dia. se ele possui visibilidade para que os
clientes possam o encontrar facilmente, e um local adequado para que você construa um estoque,
Sim. o local que você escolher precisa ter um espaço amplo. para que possa dispor os produtos nas
prateleiras sem amontoá-los e boa circulação dos clientes e funcionários.
O ponto escolhido precisa ter uma porta de entrada e saída ampla. como uma questão de segurança
também,
Assim. uma boa dica de localização e escolher pontos próximos a paradas de ônibus. já que possuem
grande circulação de pessoas, e quanto maior o fluxo de pessoas e veículos no local melhor
Entenda que o cliente de um mercadinho não é um cliente tradicional, que faz compras mensais. mas
também pequenas compras do dia a dia, quando nota que acabou algo, o que acaba tornando ele um
cliente fiel se este se sentir confortável no espaço.

Burocracias necessárias para abrir um mercadinho

Antes de abrir um mercadinho. é preciso registrá-lo. assim. entenda que para este se encaixar nas
especificações de um *mercadinho”, 0 estabelecimento precisa ter no máximo 300 metros quadrados,
caso contrário, será considerado um supermercado normal. e as licenças necessárias serão diferentes.
As licenças necessárias. podem variar dependendo da vigilância sanitária da sua cidade.
Mas, de modo geral. o que o caracteriza como um mini mercado é a venda alimentícios. sejam eles
frescos. prontos ou enlatados,
Assim. você precisará fazer seu registro como pessoa jurídica e também na junta comercial da sua
cidade. Este processo é necessária para obter o CNPJ. número de identidade da empresa junto à
Receita Federal do Brasil.
para toda essa parte burocrática, é aconselhável que você conte com a ajuda de um contador. que
também irá te ajudar caso haja contratação de funcionários.
O mercadinho só poderá entrar em funcionamento após a expedição do alvará da Vigilância Sanitária
da cidade e. para obter tal licença. será preciso estar cadastrado no Cadastro Municipal de Vigilância
Sanitária (CMVS). do Sistema Estadual de Vigilância Sanitária (SEVISA)
Feito isso, agentes visitarão seu estabelecimento para verificar se o espaço possui ou não o que é
necessário para receber a autorização de funcionamento, que deve ser atualizada anualmente.
Toda essa burocracia é necessária porque 0 seu ponto irá manipular e vender alimentos, podendo
assim oferecer riscos à saúde da população.

Equipamentos necessários para abrir um mercadinho

O investimento maior inicialmente será em estoque de produtos, mas e preciso ter uma estrutura base
para iniciar o funcionamento do seu mercadinho.
Assim. você deve primeiro pensar na exposição dos produtos, que podem ser feitos por meio de
prateleiras, que podem ser de vidro, madeira ou gôndolas. Gôndolas são estruturas em ferro com
diversas prateleiras, permitindo que produtos de diferentes tamanhos sejam colocados.
Caso você vá trabalhar com a venda congelados e produtos refrigerados. como iogurtes. carnes. e
afins. será preciso também um ou mais freezers. que podem ser aqueles tradicionais com tampa em
metal e abertura para cima. ou aqueles próprios para exposição.
Ainda pode haver a necessidade de um expositor vertical com refrigeração. aqueles de armazenar
manteigas. queijos. massas frias e afins. O valor desse tipo de expositor varia com o tamanho. podendo
ultrapassar os RS 20 mil reais.
Por isso. o ideal é que você faça um planejamento para a abertura do seu mercadinho e descobrir
quanto você precisará gastar para abrir as portas
Mas, não se preocupe. no site do Salão das Gôndolas você poderá encontrar todos os equipamentos
necessários para a abertura do seu mercadinho como gôndolas, prateleiras e checkouts. por exemplo.
Isso porque. esta é uma empresa especialista no fornecimento de gôndolas. armazenagem e
equipamentos para montagem ou reforma de pontos de venda em geral. como supermercados.
farmácias. drogarias. petshop entre outros comércios.
Assim, poderá garantir todos os acessórios e equipamentos que seu novo negócio precisa para criar
um ambiente agradável e atrair clientes. Ainda. o Salão das Gôndolas atua oferecendo soluções e
auxílio na montagem. desde o projeto ate a elaboração do layout e concretização dos equipamentos
do estabelecimento.
Adquira os produtos do Salão das Gôndolas. e você terá um atendimento personalizado com apoio
total, para que você possa abrir seu novo negócio com muito sucesso.

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Temos atendimento personalizado, produtos de qualidade e damos apoio total neste momento tão importante para quem está empreendendo. Consulte nossas condições, contatando um de nossos especialistas!

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