Tudo o que você precisa saber para criar o seu plano de negócio

Tudo o que você precisa saber para criar o seu plano de negócio

O período que antecede a abertura de um negócio é sempre cheio de desafios e para vencer tais desafios, a melhor saída é focar em um bom planejamento.

E quando falamos em planejar um novo negócio, o Plano de Negócios é um documento indispensável para que tudo saia dentro do esperado.

Mas, afinal, o que é um Plano de negócios?

Trata-se de um documento onde são colocados os objetivos do negócio e quais os passos para atingi-los, reduzindo riscos e incertezas.

Ao deixar descrito de forma clara no papel as informações do negócio, é possível evitar que sejam cometidos erros por falta de análise.

Planos de negócio podem ser utilizados tanto por quem vai abrir uma empresa quanto por quem vai ampliar um negócio já existente. Confira alguns dos seus benefícios:

  • Ajuda a organizar as ideias;
  • Apoia a gestão do novo negócio em termos de administração e estratégias;
  • É uma base para a busca de recursos;
  • Ajuda a evitar riscos e reduzir as chances de erro na implantação do negócio;
  • Para empresas já existentes, orienta-se o processo de expansão.

Etapas do plano de negócios

1 – Iniciando o plano de negócios

Para começar o plano, é preciso colocar no papel as informações básicas do negócio, como a definição de quais serão os produtos ou serviços, a localização do estabelecimento, quem será o público-alvo, quais serão seus diferenciais competitivos, dentre outras informações.

2 – Análise de mercado

A análise do mercado compreende o conhecimento a respeito do segmento de atuação, da concorrência e do público-alvo da empresa, informações que ajudam a direcionar a atuação do novo negócio.

Aqui, é necessário analisar, por exemplo, qual o comportamento de compra do público, quantas empresas concorrentes existem na mesma área, como elas trabalham, que metodologias utilizam, quais são as dores dos clientes em relação a elas, dentre outras informações.

Quanto mais detalhadas forem tais informações, mais eficiente será o seu planejamento. 

3 – Plano de Marketing

É a parte do Plano de Negócios que pensa em ações de marketing para promoção da marca. Aqui, precisam ser pensadas formas de chegar ao cliente, quais os melhores canais a serem usados, qual linguagem e posicionamento utilizar, quais os diferenciais a serem apresentados e como a marca vai gerar valor.

4 – Plano de Operações

É aquela parte mais prática, ou seja, como operacionalizar as ações para colocar o negócio para funcionar. 

Aqui, cabe definir a localização, o espaço físico adequado para funcionamento das atividades e todos os equipamentos necessários. 

Além disso, é preciso pensar na equipe, número de funcionários, qualificação que eles precisam ter, formas de contratação, etc.

5 – Plano financeiro

É a parte que estima todos os custos iniciais, despesas e receitas, de capital de giro, fluxo de caixa, financiamentos e outros. Ou seja, é onde precisa ser avaliado tudo o que envolve dinheiro.

6 – Previsão de riscos

É basicamente uma análise de cenários onde são previstos possíveis situações de risco que possam afetar os resultados da empresa. 

Deve contar com o risco seguido das soluções mais adequadas em cada caso. Ou seja, é uma estratégia pré-definida do que fazer, caso uma dessas situações elencadas venha a acontecer.

 7 – Avaliação do Plano de Negócios

Após criar o documento, é muito importante avaliar para ver se realmente ele se encaixa no que se espera do negócio. Analise se as metas estão claras, se é possível visualizar o caminho e caso necessário, aproveite para fazer possíveis correções.

Depois, é só partir para a ação!

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