Organização de Mercados: Como aumentar seus lucros?

Organização de Mercados: Como aumentar seus lucros?

A organização está entre as principais estratégias para que um supermercado consiga aumentar as suas vendas e, consequentemente, os seus lucros. 

Um ambiente organizado com uma estética agradável, onde os produtos são disponibilizados de forma adequada, impacta muito nas vendas. Afinal, os clientes são fortemente influenciados pela disposição dos itens dentro da loja.

A organização melhora a experiência de compra

O layout do ponto de venda é um determinante para a finalização ou não das compras. Essa organização vai impactar no tempo que o cliente demora para encontrar o que precisa, na circulação pelos corredores e na atenção colocada entre as diferentes categorias e departamentos.

Além disso, são diversos os fatores que compõe essa experiência visual do cliente, como a iluminação, as sinalizações, as cores, texturas, os materiais utilizados, etc. Quando tudo isso é planejado de forma inteligente e harmoniosa, a tendência é que as vendas não parem de crescer.

Como melhorar a exposição dos produtos?

É importante que a escolha dos móveis e equipamentos em geral seja feita sempre correspondendo a um projeto que considere o espaço físico e o fluxo dos clientes no interior da loja, desde a entrada até a finalização das compras. Você pode saber mais sobre isso em nosso post sobre os móveis que não podem faltar no supermercado.

Com os móveis corretos, algumas dicas podem ajudar a trabalhar de forma mais produtiva na organização do ponto de venda e aumentar os lucros:

  • Estabeleça um padrão organizacional. As gôndolas precisam estar organização de maneira que chamem atenção dos clientes. Um bom mix de produtos é muito interessante, mas eles devem estar sempre visíveis e categorizados;
  • Uma boa iluminação é fundamental para melhorar a experiência de compra do cliente. Além disso, pode ajudar quando o espaço físico é pequeno, pois promove uma sensação visual de maior amplitude;
  • É chamada de “área nobre” a área que compreende o foco do campo de visão do consumidor, que seria a área central e superior das prateleiras. É onde o cliente tende a olhar com maior atenção. Nesses locais, devem ser disponibilizados os produtos com maior valor agregado;
  • Os produtos de alto giro podem ficam nas partes inferiores das prateleiras. Isso porque eles serão vendidos mesmo estando fora da “área nobre”;
  • Esteja atento a sinalização. Ela deve ser projetada para direcionar o fluxo dos clientes Precisa ser clara e concisa. O consumidor deve entender exatamente onde estão e o que são cada um dos produtos;
  • Gôndolas próximas ao check-out com salgadinhos, bombons, balas e outros produtos pequenos ajudam a aumentar o volume de venda, pois chamam a atenção do cliente enquanto ele está na fila.

Conte com ajuda profissional

O Salão das Gôndolas fornece todo o suporte que o seu negócio precisa para planejar o layout da sua loja, de forma a conquistar a melhor organização possível.

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