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Invista na exposição do PDV e faça de seu negócio um sucesso

Não há dúvidas de que a organização das prateleiras do PDV tem relação direta com os resultados de venda.

Embora muitos empresários ainda não reconheçam o poder da exposição, esse é um fator importantíssimo para promover os produtos e serviços e atrair a atenção dos clientes.

A apresentação dos produtos é uma estratégia que ajuda a marca a estabelecer uma conexão mais próxima com o consumidor. É comum que os clientes tomem decisões de compra impulsionadas por aspectos visuais, sensoriais, sonoridade, ou até mesmo pela afinidade com o produto, seu anúncio ou promoção.

O trade marketing é a área que estuda o comportamento do consumidor e cria estratégias eficientes para a exposição dos produtos na prateleira, de forma a influenciar as decisões de compra.

Se a sua empresa ainda não trabalha com estratégias de trade marketing, é melhor começar a estudar o assunto. 

Para te ajudar a dar aquele Up no ponto de venda e iniciar essa jornada melhorando seus resultados, separamos algumas dicas sobre exposição. Confira:

1 – Conheça bem o público-alvo do seu negócio

O primeiro passo para criar estratégias eficientes, é conhecer o máximo possível sobre o comportamento de compra do público-alvo da empresa.

É importante levantar o máximo de informações possível, como idade, endereço, faixa salarial, gostos e preferências. Isso ajuda a otimizar a experiência de compra de forma a passar a sensação de proximidade e confiança.

2 – Localização estratégica dos produtos

Para que o PDV atinja bons resultados, os itens devem estar posicionados de acordo com as necessidades do público-alvo. Se você tem um público de classes C e D, por exemplo, deve priorizar itens mais em conta nas regiões com maior visibilidade.

A apresentação de produtos em locais chamativos, atrai mais facilmente a atenção e instiga o consumidor a comprar. No trade marketing, esses locais são chamados de pontos quentes. Exemplos são as entradas das gôndolas que ficam próximas aos caixas.

Os produtos que você deseja destacar devem ser posicionados na altura dos olhos dos consumidores. Essa prática facilita a localização e o manuseio, e aumenta as chances de vender.

3 – Visual atrativo e identidade da marca

Não adianta apenas colocar os produtos nos locais certos, eles precisam estar organizados com uma boa utilização do espaço das prateleiras, para que seja visualmente harmonioso.

Olhar uma prateleira bagunçada afasta o cliente, por mais atrativo que seja o preço. Portanto, é importante que a equipe repositora esteja sempre atenta à organização das mercadorias.

Outro ponto de relevância é quanto a identidade visual da marca, é importante que ela esteja presente nas etiquetas, nos anúncios promocionais e que todos esses materiais sejam visualmente atrativos, sem exageros em cores e elementos que causem poluição visual. Tudo precisa estar bem claro e compreensível.

4 – Música, iluminação e experimentação

Esses são elementos que podem melhorar ainda mais a experiência de compra do cliente. Se o ambiente for limpo, organizado, bem iluminado e contar com música agradável, a sensação de bem-estar dentro da loja é garantida e as chances de vender e de fidelizar aumentam consideravelmente.

Além disso, estratégias de experimentação são uma boa dica para aproximar o consumidor. Degustar um produto, seja por meio do cheiro, do sabor, texturas, etc. gera mais credibilidade e confiança e eleva as chances de compra.

Assim como o atendimento de qualidade, a realização de promoções, o pós-venda, esses são pontos importantíssimos para influenciar a decisão de compra dos clientes.

Como está a organização da sua loja?

Se você deseja iniciar uma estratégia de trade marketing ou aprimorar as estratégias de exposição dos produtos no seu ponto de venda, conte com a ajudinha de quem entende do assunto.

O Salão das Gôndolas tem os equipamentos adequados de mobiliário para que seus produtos sejam evidenciados, atraindo a atenção de quem chega.

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