Importância do delivery nos dias atuais: como implantar um serviço eficiente?

Importância do delivery nos dias atuais: como implantar um serviço eficiente?

Se antes da pandemia, o serviço de delivery já era visto como um diferencial das marcas, atualmente, ele passou a ser indispensável para quem quer se manter no mercado.

O isolamento social forçou os consumidores a permanecerem em casa e os estabelecimentos a fecharem as suas portas para o público, para evitar a contaminação do covid-19. Dessa forma, o delivery passou a ser uma alternativa para atender ambos os lados, unindo quem quer comprar e quem precisa vender.

Esse período acabou se estendendo mais do que esperado, promovendo mudanças significativas nos padrões de comportamento de consumo. E não estamos falando apenas do consumo de alimentos, mas de todas as outras modalidades de vendas.

Além de ser uma estratégia que respeita as orientações das autoridades de saúde e mantém as empresas funcionando, apesar da crise, o crescimento da prática mostrou que ela pode ter uma importância fundamental para empresas que querem se manter competitivas no mercado daqui para frente.

Importância do serviço de delivery para as empresas

1 – Mantimento das metas

Toda empresa trabalha com metas de vendas que foram afetadas com as medidas de prevenção ao coronavírus. Com isso, o delivery surgiu como alternativa para mantimento dessas metas e até mesmo para superação delas, visto que houve um crescimento significativo de pessoas optando por esse tipo de serviço.

2 – Uma nova experiência de compra para os clientes

O atendimento ao cliente ganhou um novo significado, pois ele percebeu que pode fazer as mesmas coisas que fazia antes, sem necessidade de deslocamento. Isso envolve uma experiência completa de compra, que inclui atendimento personalizado, pagamentos automatizados, entrega segura, etc.

Um atendimento de delivery satisfatório pode contribuir muito para a fidelização de clientes e garantia de futuras vendas, porque cria um laço de confiança e segurança entre consumidor e empresa.

3 – Redução de custos

Embora pareça que a adesão ao delivery possa ser mais cara, ela não traz prejuízos para a empresa e pode até impactar numa redução de custos, visto que, temporariamente, os investimentos em infraestrutura física ou contratações serão reduzidos.

4- Alcance de um público maior

Além daquelas pessoas que estavam habituadas a comprar na empresa, com a opção de delivery, se atinge um público muito maior, aumentando as chances de faturamento.

Dicas para implantar um bom sistema de delivery na sua empresa

Se sua empresa não quer ficar para trás, é hora de se adaptar a esse novo jeito de vender e se relacionar com seu público. Algumas dicas vão ajudar e muito:

  • Tenha um site bem estruturado, de fácil navegação, onde seus produtos sejam apresentados de forma clara e atrativa para o cliente;
  • Diversifique as plataformas de pedido para facilitar a forma como o cliente chega até você. Você pode vender pelo site, atender pelo Instagram, WhatsApp, em apps próprios ou terceirizados;
  • Terceirize o serviço de entrega, mas acompanhe o desempenho para garantir a satisfação do cliente;
  • Capriche na embalagem para um bom acondicionamento das mercadorias;
  • Ofereça diferentes meios de pagamento;
  • Mantenha um atendimento personalizado e proativo que crie boas relações com os clientes;
  • Não esqueça de cuidar do seu estoque.

E como ficam os espaços físicos?

Mesmo com a diminuição das vendas físicas, não se deve deixar de lado os cuidados com o espaço físico. 

É claro que cada negócio deve avaliar quais serão as suas prioridades a partir dessas mudanças e adaptações podem ser necessárias, dependendo de cada caso. Se você precisa de ajuda para adaptar o espaço físico da sua loja, entre em contato conosco.