Está pensando em empreender um novo negócio no ramo de papelaria? Nesse artigo, nós damos as dicas que você precisa para dar o pontapé inicial.
Até um tempo atrás, as papelarias eram comércios que vendiam papéis em geral e materiais escolares. Mas, com o passar do tempo, a variação de produtos foi a melhor estratégia para que as vendas não acontecessem apenas de forma sazonal.
Com isso, outros produtos passaram a ser vendidos nestes locais como acessórios de informática, artigos de escritório, itens de decoração e até presentes.
As papelarias ocupam um segmento que sempre tem bastante demanda, mas é claro que, para se destacar no mercado e fazer o seu negócio crescer, é muito importante fazer um bom planejamento.
A seguir, pontuamos algumas das ações a serem tomadas para começar nesse ramo.
8 passos para abrir a sua papelaria
- Faça um plano de negócios
O Plano de negócios é um documento que vai orientar todas as suas ações desde o processo de abertura até a divulgação da sua empresa. Nele, o seu negócio precisa estar claro e objetivo.
Procure responder no plano algumas perguntas como: O que é o negócio, quais produtos e serviços ele oferece, quem são os clientes, qual o montante a ser investido, qual deverá ser o faturamento mensal e em quanto tempo o investimento deverá retornar.
Anote tudo que achar necessário e claro, defina metas para o seu negócio.
- Escolha com cuidado a localização
A localização tem grande influência no faturamento de um negócio físico. Na hora de encontrar o local ideal, leve em consideração aspectos do público alvo como a renda e os hábitos de consumo. Pesquise quais locais da cidade estão mais próximos desse público.
Não deixe de verificar a estrutura física, se o espaço é suficiente para comportar a mobília e os produtos, e se é possível oferecer uma boa experiência de compra ao cliente ali dentro.
- Selecione bons fornecedores
Faça uma boa pesquisa de fornecedores, considerando não apenas aqueles que podem oferecer o menor preço, mas que também disponham de produtos que realmente tenham qualidade.
Lembre-se sempre de que a qualidade é importantíssima para que o cliente se sinta satisfeito com a compra e isso terá relação estreita com o trabalho dos seus fornecedores.
Portanto, busque sempre pelo melhor custo-benefício. Além disso, é importante reavaliar regularmente os fornecedores escolhidos.
- Faça um projeto do layout interno da loja com mobiliário adequado
A estrutura de equipamentos é de suma importância no processo de montagem da sua loja. Em uma papelaria serão necessários armários, estantes, gaveteiros, balcão de atendimento, cadeiras, gôndolas com prateleiras, expositores, dentre outros.
A forma de expor os seus produtos influencia o desejo de compra do cliente e é essencial que dentro da loja tudo possa ser harmoniosamente organizado. Pois isso, aumenta significativamente as chances de vender.
- Adquira softwares e ferramentas de gerenciamento
Para o funcionamento da empresa será necessário computador, impressora, telefone, máquinas de cartão, dentre outras ferramentas que permitam fazer a parte de gerenciamento.
Além disso, é importante contratar um bom software para controle de caixa, estoque, financeiro, etc.
- Cuide da parte burocrática
Para que a empresa possa funcionar, é preciso dar atenção a documentação necessária como CNPJ, IPTU do imóvel, Contrato de locação ou de compra, Alvará de funcionamento, dentre outros documentos que podem ser específicos de cada cidade.
Portanto, verifique cuidadosamente a parte burocrática para não ter problemas futuramente.
- Invista em atendimento de qualidade
Se tem algo capaz de impactar na decisão de compra do cliente e muitas vezes acaba passando despercebido pelas empresas, é o atendimento.
Como ter um atendimento de alta qualidade? Priorizando a habilidade de venda dos funcionários na hora da contratação, mantendo diálogo constante com a equipe e fornecendo formação qualificada. Os valores investidos na qualificação retornarão em vendas.
- Capriche no marketing!
Estamos em tempos onde a internet tem dominado o mercado e fazer um bom trabalho de marketing é fundamental para se manter competitivo e, claro, para mostrar o seu negócio e torná-lo um diferencial.
Dê atenção a imagem que a sua empresa está passando aos clientes, faça uma comunicação de valor e seja criativo.
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O Salão das Gôndolas conta com tudo o que você precisa para montar o espaço físico da sua loja.
Nossos produtos são elaborados por uma equipe de especialistas no assunto com todo o cuidado para realizar a exposição adequada de cada tipo de produto.
Dessa forma, atendemos o seu segmento com ambientes mais harmoniosos e organizados, que oferecem uma boa experiência de compra ao cliente, aumentando assim, as suas vendas.
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