Como expor e repor produtos no ponto de venda

Como expor e repor produtos no ponto de venda

Que tipo de produto expor em cada equipamento? Qual o momento certo de repor o que já foi vendido? Como manter tudo organizado e atrativo?

Essas são perguntas muito comuns e que exigem atenção e boas estratégias. Afinal, manter um ambiente limpo, organizado e ao mesmo tempo que tenha uma exposição capaz de influenciar o cliente a comprar, pode ser um grande desafio.

Mas, com informações adequadas e o estabelecimento de uma rotina, é possível manter seu ponto de venda impecável. A seguir, trouxemos dicas que irão te ajudar nesta missão.

Que tipo de produto expor em cada equipamento?

Expor os produtos adequados para o equipamento ajuda a melhorar a visualização, o manuseio e chamar a atenção de quem está circulando pela loja.

Atente-se aos produtos que a sua loja vende e também as suas características de peso, delicadeza, etc. Dessa forma, é possível escolher o expositor mais adequado para eles, melhorando a experiência do cliente.

Você pode utilizar Gôndolas, ponta de gôndola, balcões, estantes de aço, check stands, bandejas, cestos e outros acessórios, estrados ou pallets, dentre outras opções de mobiliário. O mais indicado é fazer um projeto de layout com profissionais especializados.

Qual o momento certo de repor o que já foi vendido?

O ideal é nunca deixar buracos nas prateleiras, pois isso pode transmitir uma imagem de desorganização e pode reduzir as chances de venda.

O primeiro passo para que o reabastecimento funcione, é ter um sistema de estoque efetivo. A partir disso, é fundamental manter um planejamento exclusivo para reposição de produtos, com atenção especial aqueles de alto giro, que precisam de reposição mais frequente e atenção redobrada.

Como manter tudo organizado e atrativo?

Você pode contar com ferramentas de software para manter a reposição dos produtos. Elas funcionam da mesma forma que a gestão de estoque, apontando quais produtos estão faltando nas gôndolas e prateleiras, de acordo com o que foi baixado no momento da venda.

Além disso, é muito importante fazer uma revisão frequente das gôndolas e prateleiras para saber se o posicionamento de produtos está funcionando e se há necessidade de readequações.

Dicas para organização da loja

  • Utilize a ponta de gôndola para a exposição de um único produto;
  • Os produtos com data de validade mais próxima devem ser expostos de maneira a serem pegos primeiro;
  • Caso os produtos contem com diferentes cores, setorize por cor para facilitar a escolha do cliente;
  • Lembre-se que o cliente costuma circular sempre da esquerda para direita e que o campo de visão é sempre no centro das prateleiras, é ali que devem ficar os produtos que você mais deseja vender.

Faça o projeto da sua loja com o Salão das Gôndolas e tenha os expositores adequados para tornar seu ponto de venda atraente, eficiente e rentável.