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Como abrir um atacado?

Se você está pensando em abrir um negócio do ramo atacadista, então as dicas que trouxemos neste post vão te ajudar a começar essa empreitada com o pé direito.

Os atacados são empresas que vendem grandes quantidades de produtos para varejistas ou para o público geral. Por conta disso, conseguem oferecer preços melhores e obter lucratividade nas vendas em grande escala.

Antes de abrir um negócio neste segmento, é importante se informar e se organizar para não deixar passar nenhum detalhe. Para te dar uma forcinha nessa missão, trouxemos algumas dicas logo a seguir:

Comece com uma boa pesquisa de mercado

O primeiro passo é observar o mercado da sua região, analisando o máximo possível de dados como quais produtos são os mais procurados pelos consumidores, quais os preços praticados, se existem concorrentes, como esses concorrentes atuam, quais seus diferenciais, etc.

Isso ajudará a entender se existe uma demanda para os produtos que você pensa em trabalhar e como sua empresa pode se posicionar para se tornar competitiva.

Crie um plano de negócios

Empresas de qualquer segmento precisam de um plano de negócios para definir seu funcionamento. Esse documento deve ser preparado de forma antecipada e suas informações são muito importantes para direcionar a tomada de decisão.

Nele, irão constar a análise de mercado, o plano de marketing, o plano de operações, plano financeiro, previsão de riscos e outras informações relevantes.

Escolha cuidadosamente a localização

A localização é um dos fatores mais relevantes para o sucesso de um atacado. É importante que ele funcione em locais onde exista uma grande circulação de pessoas.

Ao visitar possíveis locais, priorize aqueles com boa infraestrutura e espaço amplo. Além disso, é importante verificar se o imóvel tem condições de obter o alvará de funcionamento e outros vistos exigidos pela prefeitura e órgãos reguladores.

Para atender a demanda de mercadorias, também será necessário um amplo espaço para o estoque. E ainda, que o local seja acessível para veículos, visto que eles precisam circular para a entrada e saída de mercadorias.

Resolva a parte burocrática

Nessa etapa entram vários processos, começando pela definição de qual será o tipo de empresa, solicitação do CNPJ junto à Receita Federal, Inscrição Estadual e Municipal, registro junto à prefeitura, vigilância sanitária, e outros órgãos reguladores que podem variar de acordo com o tipo de produto que irá trabalhar.

Esses processos demandam de prazos e por isso o quanto antes eles forem iniciados, melhor.

Selecione os fornecedores

A escolha de bons fornecedores é primordial para obter resultados com seu negócio e isso vai além da seleção dos melhores preços. É importante considerar fornecedores que consigam oferecer um bom custo-benefício, tenham produtos de qualidade, sejam rápidos nas entregas e garantam a demanda de produtos que você irá necessitar.

Todos esses detalhes importam para conseguir manter o fluxo de produtos e atender os clientes com qualidade.

Cuide do layout interno da loja

A mobília é um dos pontos mais importantes para garantir o bom funcionamento de uma loja de atacado. Você precisará de diversos equipamentos para acomodar os produtos da maneira adequada, considerando cada tipo de produto que será vendido. Alguns exemplos são estantes, racks, gôndolas, porta-pallets, check stands, dentre outros. 

Além disso, há aqueles equipamentos fundamentais para o atendimento como os caixas e balcões de atendimento.

Para que se obtenha uma loja organizada e funcional, é importante que seja desenvolvido um projeto que leve em consideração a mobília, o fluxo dos clientes no interior da loja, dentre outras características que impactam na organização do ambiente e no seu funcionamento.

Crie um plano de marketing

O lançamento de um novo negócio é desafiador e por isso é muito importante investir em uma ampla campanha de marketing. É importante lembrar que, na atualidade, a maioria dos negócios estão presentes no mundo digital e isso tem sido um requisito para todas as empresas que desejam se manter competitivas.

Site, perfis em redes sociais, e-mail marketing e outros canais para divulgar a empresa e se comunicar com os clientes fazem muita diferença no alcance do público. 

Além disso, é muito importante definir a identidade visual da marca, pois isso gera identificação com os clientes.

Utilizar ações promocionais é uma boa forma de chamar a atenção dos futuros clientes e vale a pena investir neste momento.

Agora é só falar com a gente!

Depois de tomar a decisão de abrir o seu negócio, é só entrar em contato com o Salão das Gôndolas para obter as melhores soluções em mobiliário para a sua loja.

Nós temos uma ampla experiência no atendimento de empresas dos mais diversos segmentos, incluindo o mercado atacadista. Acesse nosso site para conferir exemplos de clientes já atendidos.

Aproveite para enviar sua mensagem solicitando uma cotação. Seu sucesso é o nosso sucesso!