A posição dos produtos nas gôndolas ou em um stand de exposição pode parecer com uma simples ação de organização do estabelecimento. Mas, não é só isso!
A forma como os itens estão dispostos influencia diretamente no interesse e também na experiência de compra dos clientes. O Check Stand é uma das estratégias que mais despertam esse interesse e influenciam a compra por impulso.
Mas, o que é um check stand?
Também pode ser conhecido como frente de caixa, é aquela ilha de produtos que fica posicionada no espaço onde os clientes ficam na fila a espera do check out. Geralmente, são posicionados delimitando esse espaço.
O principal objetivo do check stand é chamar atenção e despertar o interesse de compra, principalmente, aquelas feitas por impulso. Isso porque, nessa etapa da experiência de compra, o cliente já deve ter encontrado tudo o que precisava na loja.
É como se ele representasse uma última oportunidade de venda, o último contato que o consumidor tem com os produtos. E para realmente conseguir induzir ele a comprar, algumas estratégias precisam ser adotadas.
A seguir, daremos dicas que vão te ajudar a usar o check stand da melhor forma, tornando espaço efetivo de vendas dentro da loja.
Como usar o check Stand?
Primeiramente, é importante que o check stand seja muito bem organizado e padronizado. Visualmente, ele tem que atrair os olhos do cliente, chamar a atenção.
Não é qualquer produto que pode ser colocado na frente de caixa, mas ao mesmo tempo, também é necessário dispor de uma boa variedade para conseguir atingir os mais diversos públicos.
Algumas dicas devem ser consideradas:
- Harmonia é fundamental
Assim como todos os espaços da sua loja, o Check stand também merece uma atenção especial a questão da organização, para que consiga transmitir uma harmonia que seja confortável visualmente.
Principalmente por ser um local onde uma boa variedade de produtos é exposta, é necessário uma atenção especial para não poluir a visão e fazer o cliente perder o interesse.
- Explore o marketing sensorial
Os nossos sentidos (visão, audição, tato, olfato e paladar) são os grandes responsáveis por despertar interesse por um produto e esse fator deve ser muito explorado quando falamos da frente de caixa.
Em um check stand os principais sentidos a serem explorados são a visão e o tato. Como já citamos na primeira dica, o contato inicial do cliente com os produtos é o visual e o segundo é o tato, porque é natural que ele pegue o produto na mão para decidir se comprará ou não.
Portanto, capriche no visual, nas cores e nos formatos e isso ajudará a despertar o interesse e induzir a compra.
- Aposte nas ofertas
Esse é um local onde as ofertas podem chamar muita atenção. Afinal, mesmo que o cliente não esteja precisando daquele produto, um preço promocional pode facilmente convencê-lo a levar.
Portanto, quando você tiver ofertas interessantes na loja, pode usufruir do check stand para fazer a exposição.
- Invista em produtos de consumo instantâneo
Como você já deve ter observado, a maioria dos checks stands conta com produtos de consumo instantâneo e eles realmente funcionam nesses locais.
Refrigerantes, doces, salgadinhos, chicletes e outros itens de tamanho menor e avulsos são ótimos para chamar atenção.
- Exponha produtos que o cliente costuma esquecer
Existem vários produtos que podem ser facilmente esquecidos pelo cliente, principalmente por terem tamanho menor e não serem tão visíveis na prateleira. Alguns exemplos são fósforo, isqueiros, pilhas, giletes, dentre outros.
Colocando no check stand você lembra o cliente sobre a necessidade do produto.
- Utilize marcas mais lucrativas
O Check stand é utilizado para expor aqueles produtos que são facilmente aceitos pelos clientes. Por conta disso, você pode optar pelos itens de marcas que sejam mais lucrativas, ao invés de expor toda a variedade dos produtos que já estão em gôndolas tradicionais da loja.
Um layout bem feito é tudo!
O layout da parte interna da loja, com todos os seus detalhes, faz total diferença na experiência de compra do cliente. É preciso pensar no caminho que ele irá percorrer desde o momento que entra na loja até o check out. E a prova disso, é a importância que os checks stands tem nas vendas.
São muitas as estratégias que podem ser utilizadas tanto nas gôndolas tradicionais quanto nesses espaços um pouco mais dinâmicos.
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