A importância de uma loja bem organizada

A importância de uma loja bem organizada

Organização é quesito essencial num ponto de venda. Além de tornar a loja mais atrativa para o cliente, pode facilitar muito o dia a dia. 

Nesse post, falamos um pouco mais sobre a importância e vantagens de manter a sua loja bem organizada.

Por que manter a loja organizada?

1 – Controle de estoque mais assertivo

Quando o ambiente da loja respeita uma organização, fica muito mais fácil enxergar o giro dos produtos e detectar o que precisa de reposição, não deixando buracos nas prateleiras ou que falte algum produto no momento em que o cliente está à procura.

2 – Acolhimento ao cliente e fidelização

A experiência vivida dentro da loja, muitas vezes, é mais importante do que o lucro da venda. Isso porque, quando o cliente se sente acolhido, bem recebido e consegue vivenciar a sensação de bem-estar dentro da loja, a tendência de ele voltar é muito maior.

Portanto, organização, limpeza e bom atendimento são fundamentais. E ainda podem ter aqueles extras como ambiente perfumado, boa iluminação, música legal, etc. 

3 – Setorização

Já entrou numa loja e se sentiu perdido sem conseguir encontrar o que você procurava? É uma situação desgastante, não acha? A setorização é muito importante na experiência de compra. 

O cliente tem isso de uma forma intuitiva. Se ele precisa de sabão em pó, vai diretamente na sessão de limpeza. Se precisar de uma panela, vai para a sessão de utilidades para a casa. Então, pense como se você fosse o cliente e mantenha uma boa organização por setores.

4 – Prevenção de perdas e danos nos produtos

Um ambiente desorganizado torna-se suscetível a queda de produtos das prateleiras, dificuldades no manuseio dos itens, dentre outros transtornos que podem causar danos e até perdas.

Quando ocorre uma situação como esta, é prejuízo na certa. Então, a melhor forma de evitar é organizando de forma rigorosa.

5 – Fortalecimento da imagem

Além de dificultar a experiência de compra, um ambiente que não respeita uma organização, deixa uma imagem ruim na mente do cliente. E isso compromete futuras vendas e claro, os resultados financeiros. 

6 – Otimização do tempo

Uma loja bem setorizada, com a mobília adequada para a exposição de cada tipo de produto, itens visíveis e acessíveis, não fornece somente um ambiente agradável, mas também a otimização de tempo.

O cliente não precisa consultar seus colaboradores para encontrar o que precisa, gastar menos tempo dentro da loja e quem faz a reposição de produtos também sabe exatamente onde e como colocar cada coisa.

Resultado? Harmonia, fluidez e melhor aproveitamento do tempo.

Como manter uma organização impecável?

  • Tenha um layout bem definido;
  • Utilize mobília adequada para cada tipo de item;
  • Converse sempre com seus colaboradores sobre a importância da organização. Ofereça capacitação, se achar necessário, e elogie quando eles cumprirem com o esperado;
  • Crie uma rotina. Você pode tirar alguns minutos do dia para conferir tudo e apontar onde precisa de melhorias. Aos poucos, esses ajustes se tornarão parte do cotidiano e o trabalho será mais efetivo;
  • Pergunte aos clientes o que eles acham da loja. O feedback é muito importante no aprimoramento do trabalho de organização.

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