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7 dicas para acertar na promoção de vendas do seu negócio

As promoções de vendas são criadas com o objetivo de atrair novos clientes, recompensar aqueles mais fiéis, impulsionar o lançamento de um produto ou ainda, para colocar para circular aqueles itens que estão tendo um fluxo menor.

Em algumas épocas do ano, as promoções tomam conta do setor de varejo e quem deseja manter a competitividade nesses períodos, precisa saber como criar campanhas da maneira certa, para que elas tenham uma boa performance e não acarretam em prejuízos.

Antes de lançar uma promoção, é importante avaliar os impactos financeiros que ela pode trazer e analisar quais são as melhores estratégias para que o objetivo final seja atingido.

Alguns tipos de promoções comuns no comércio são: torra-torra, leve 3 pague 2, desconto progressivo, frete grátis, vale compras, brindes e amostras, sorteios, kits, etc.

A seguir, preparamos 7 dicas que vão te ajudar a criar campanhas de alto desempenho que vão trazer resultado e melhorar a lucratividade do negócio.

1 – Comece traçando o objetivo da campanha

Nunca faça promoções apenas por fazer. Tenha claro o objetivo a ser atingido com elas. Você precisa vender produtos que estão parados no estoque? Vai lançar uma nova coleção? Quer atrair novos clientes? Pense nisso e defina o objetivo.

Ele também será muito importante para a definição de quais estratégias utilizar.

2 – Defina o público-alvo da sua ação promocional

Qual será o público atingido pela campanha? Onde ele mora? Em quais redes sociais ele se encontra?

Conhecer os detalhes do público-alvo ajuda a saber quais as melhores formas para divulgar a promoção, em quais canais divulgar, a linguagem a ser utilizada, dentre outros detalhes.

3 – Fique sempre de olho no calendário do varejo

Existem datas e épocas do ano onde as promoções de vendas são mais comuns, como o Dia das Mães, dos namorados, dos pais, etc. Fique de olho no calendário e tente escolher datas que têm maior relação com seu ramo de negócio. Ou seja, não adianta colocar promoções em datas em que o seu produto ou serviço não tenha nenhuma relação.

Além disso, você pode buscar outras datas que estejam mais alinhadas com seu público-alvo e objetivos.

4 – Ofereça valor e não somente preço baixo

O cliente é atraído por promoções onde ele percebe valor. Mesmo que seu objetivo seja acelerar a venda de um produto encalhado, é importante que a estratégia seja bem feita para que ele possa enxergar algo positivo e não ter a sensação de que está sendo enganado.

Para isso, algumas ideias são oferecer descontos progressivos, criar mix de produtos, adaptar a linguagem, personalizar a divulgação, etc. 

5 – Seja fiel ao prazo

Toda promoção precisa ter um prazo. Quando você prorroga esse prazo, ela perde o senso de urgência e consequentemente, o seu valor. Alguns compradores podem acabar sentindo que a ação não foi verdadeira.

Para não correr esse risco, fixe o prazo, divulgue-o e cumpra-o. Além de estimular as compras por impulso, respeitar o prazo ajuda a sua loja a construir credibilidade junto ao público.

6 – Capriche no Marketing Digital

Hoje em dia, chegar até os consumidores não é mais uma tarefa difícil. Afinal, todo mundo está nas redes sociais. Sempre que for lançar uma promoção e vendas, pense na estratégia de marketing digital, quais canais serão utilizados para divulgar, quais conteúdos serão postados, etc. 

Nesse período, é importante manter um bom ritmo de postagens, variar no formato de conteúdos (texto, vídeo, fotos, etc.) e manter um diálogo de proximidade com o público. Além de marcar presença naqueles canais onde ele se encontra, como já citamos lá na primeira dica.

7 – Monitore os resultados

Independentemente de quais forem os objetivos a serem atingidos, qualquer promoção visa aumentar as vendas e gerar lucro. Portanto, assim como é preciso dedicar tempo ao planejamento, também é necessário monitorar detalhadamente todos os resultados.

Faça esse monitoramento ao longo de todo o período promocional. Os dados obtidos vão ajudar a medir os resultados e analisar pontos fortes e fracos, informações estas que servirão para o aprimoramento das próximas ações realizadas.

Como o ambiente da sua loja influencia no resultado das promoções?

Ter um ambiente agradável, receptivo e aconchegante faz toda a diferença no resultado de suas promoções de venda. Simplesmente porque a impressão que o cliente tem do negócio influencia diretamente na sua decisão de compra.

O Salão das Gôndolas pode te ajudar a melhorar a experiência de compra dos seus clientes com projetos e mobiliários adequados para o seu produto, mais organização, harmonia e atratividade.

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