10 dicas para você montar uma drogaria de sucesso

10 dicas para você montar uma drogaria de sucesso

Começar um novo negócio é sempre desafiador, independentemente do ramo de atuação. Se você está de olho no segmento de drogarias e pretende abrir uma empresa, existem alguns passos importantes a serem dados para que esse processo aconteça de forma fluida e as chances de sucesso sejam reais.

A seguir, pontuamos 10 dicas que vão te ajudar nessa nova jornada. Anote aí!

1 – Comece pela parte burocrática

Existem uma série de documentações exigidas para formalização de uma nova empresa. Primeiramente, é importante lembrar que drogarias e farmácias precisam de um responsável técnico, ou seja, um farmacêutico habilitado, durante todo o horário de atendimento.

Além disso, é preciso constituir formalmente a empresa, definir o seu nome, fazer o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), fazer o registro junto aos órgãos competentes, incluindo prefeitura, Vigilância Sanitária e Conselho Regional de Farmácia.

2 – Faça um bom plano de negócios

Sempre falamos por aqui da importância do plano de negócios. Ele deve compreender tudo o que será necessário para abertura da empresa, incluindo capital, estrutura, mobiliário, produtos e serviços oferecidos, local, investimentos gerais, público-alvo, metas e objetivos.

É a partir disso que as ações para alcance dessas metas são traçadas e realizadas.

3 – Estude a concorrência e o público-alvo

Faça uma boa pesquisa sobre o mercado. Analise quem são os seus concorrentes, como eles atuam, quais são os diferenciais oferecidos, dentre outras informações.

Estude também o seu público-alvo, onde ele está, como se comporta, quais são as suas dores, necessidades e expectativas.

Todas essas informações darão base para a tomada de decisão.

4 – Defina o endereço

Esse é um passo que exige muita atenção. O endereço precisa ser escolhido considerando o fluxo de pessoas, a localização do público-alvo da empresa, a visibilidade do ponto comercial e a estrutura física, que pode exigir adequações.

5 – Defina produtos, serviços e diferenciais oferecidos

Existe uma ampla gama de possibilidades quando falamos em produtos e serviços de drogarias. Considere o que você levantou inicialmente com relação às expectativas e necessidade do seu público, bem como o que já é ofertado pela concorrência.

Com isso, define quais tipos de produtos e serviços o local oferecerá, bem como, quais são os diferenciais, eles são muito importantes para atrair os clientes.

6 – Planeje a estrutura física, mobiliário e equipamentos

A área interna da drogaria deve respeitar as medidas mínimas estabelecidas pela legislação vigente. Além disso, deve ser projetada infraestrutura compatível às atividades desenvolvidas, incluindo espaço para atividades administrativas, armazenamento de produtos, recebimento, dispensação de medicamentos, depósito e área de serviços.

É muito importante escolher mobiliários adequados para a exposição de cada tipo de produto. Além disso, eles precisam oferecer organização e harmonia para que o cliente se sinta acolhido no ambiente.

7 – Adquira softwares de gestão

Os softwares são indispensáveis para a gestão eficiente da sua drogaria. Você pode investir em programas para a gestão administrativa, financeira, RH, dentre outros. Tudo depende do tamanho do seu negócio.

8 – Selecione bons funcionários e invista na qualificação

Além de uma seleção criteriosa dos funcionários, para encontrar pessoas capacitadas e proativas, é muito importante investir na qualificação. Isso contribui para a excelência no atendimento e para a criação de mais oportunidades de vendas.

9 – Esteja presente no digital

Hoje em dia, todos os negócios precisam estar presentes no mundo digital. Invista em um bom trabalho de marketing e crie estratégias para chegar até o seu cliente.

Lembre-se que as pessoas estão em busca de comodidade e praticidade. Pense em formas de ofertar isso e você conseguirá manter-se competitivo. Caso contrário, tende a perder espaço para quem já está atualizado com as ferramentas tecnológicas.

10 – Crie estratégias de fidelização

Programas de fidelização são boas estratégias para fazer os clientes voltarem, criando uma relação próxima com eles. Invista em ações que contribuam para isso como cartões de fidelização, descontos, sorteios em datas especiais para quem comprou na sua loja, dentre outras ideias. Seja inovador e criativo.

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