Inúmeros fatores podem influenciar para o sucesso do seu ponto de venda (PDV), como qualidade do atendimento, produtos oferecidos, disposição dos preços, são apenas alguns dos exemplos.
Mas, você sabia que as gôndolas do seu estabelecimento também possuem impacto no sucesso ou fracasso que seu comércio pode apresentar?
Isso ocorre, pois, no mercado de auto varejo, quando o cliente é responsável por procurar o que deseja, é preciso que você facilite ao máximo seu acesso a estes produtos, e também há aqueles que ele nem imaginam o que precisam.
Por isso que, uma boa estratégia de posicionamento das gôndolas, e padronização das cores, podem sim trazer
resultados financeiros positivos ao seu negócio.
Separe por categorias
Você já deve saber que a disposição dos produtos em categorias no seu PDV é importante para que o cliente saiba exatamente onde ir, e encontrar tal produto sem ficar perdido pelo estabelecimento.
Por isso é importante realizar um levantamento detalhado, separando todas as categorias de forma organizada, isso ajudará sem dúvidas no crescimento e lucratividade de sua loja Além da separação por categorias dentro da loja, você pode ir além e oferecer ainda mais uma facilidade aos seus clientes na hora de encontrar produtos dentro do seu estabelecimento, com a personalização das gôndolas.
As gôndolas podem ser personalizadas de acordo com o que estará exposto, contendo ilustrações, imagens, e até mesmo o nome dos produtos que ela expõe.
Saiba identificar os pontos de maior impacto
Proporcionar uma experiência agradável de compra dentro do PDV é uma excelente maneira de fidelizar seus clientes e, consequentemente, melhorar a sua receita.
Saiba que, o posicionamento das gôndolas pode ajudar a proporcionar essa boa experiência, já que ninguém gosta de ficar se esticando ou abaixando para encontrar um determinado produto na prateleira.
É por isso que o lugar na prateleira alinhado com a altura dos olhos do cliente é considerado o ponto de maior impacto em uma gôndola. Os produtos colocados neste local serão os mais facilmente encontrados pelo consumidor.
Este ponto é excelente para você armazenar o que tiver um maior valor agregado e margem de lucro também. Isso porque estes produtos devem ser o principal foco de venda do seu estabelecimento, já que aumentam o ticket médio da loja.
Identificando os pontos de menor impacto
Da mesma forma que você deve identificar o ponto de maior impacto na gôndola, é preciso fazer o mesmo e encontrar o de menor impacto.
De modo geral. este ponto é fora da linha dos olhos, são os produtos que o cliente precisa de um pouco mais de trabalho para loca lizar na gôndola.
Com isso, disponha nesses pontos o que possui maior giro dentro do seu estabelecimento, com uma margem de lucro menor. Ideal para produtos que o cliente irá procurar até achar, sem se incomodar com isso.
Mas, tenha atenção, não pode esquecer dos produtos que possuem ticket médio!
A importância dessa separação na gôndola
Essa divisão de produtos lucrativos com menos lucrativos funciona muito bem como estratégia para o seu PDV, se bem aplicada, uma vez que você incentiva seu cliente a comprar o que precisa e também o que achou interessante na loja, ou seja, compra por impulso.
Além disso, você pode criar espaços estratégicos com o que for promocional, como ilhas nas pontas de corredor, e lembre-se de usar sinalização para atrair a atenção dos consumidores.
Uma dica importante, não deixe os produtos mais procurados logo na entrada da loja. Já que, com isso, os clientes podem simplesmente entrar, pegar o que precisam, e seguir diretamente para o caixa, sem circular por sua loja.
Por isso que, produtos com alta rotatividade e procura. devem ficar nas gôndolas dos fundos do seu PDV, sendo uma estratégia para fazer o consumidor caminhar e visualizar o máximo de gôndolas possíveis!
A estética das gôndolas
Além das estratégias de separação de produtos na gôndola em pontas de maior e menor impacto, você também deve se preocupar com a estética e impressão que elas passam, já que o cliente se sentirá muito mais confortável em um ambiente organizado, que passa uma imagem profissional.
E fique tranquilo quanto a estes pontos, o Salão das Gôndolas pode te ajudar!
Somos uma empresa especializada no fornecimento de gôndolas personalizadas para estabelecimentos como:
supermercados, farmácias, drogarias, pet shop entre outros comércios.
Veja como gôndolas personalizadas trazem uma imagem profissional e aconchegante ao seu PDV:
Cuidado com a poluição visualsta
Lugares abarrotados e cheios de informação por todos os ladas são desconfortáveis e dificultam a circulação
por parte dos clientes. Por isso. invista em um ambiente convidativo e agradável que o façam gostar de estar ali.
Nesta questão, o Salão das Gôndolas pode te ajudar a renovar as estruturas das gôndolas do seu PDV, e criar
um ambiente muito mais agradável e organizado para os seus clientes!
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